Arquivo do blog

22/06/2010

Influências e Amizades



Texto base: Salmo 1:1 e 2

Querendo ou não, crescemos e temos o caráter formado sob influência, boa ou ruim, de pessoas e outros meios.

A Bíblia diz em I Tessalonicenses 5:21 que devemos “julgar todas as coisas e reter apenas o que é bom”, o que  é bom segundo a Palavra e não segundo nossos conceitos ou interesses.

Uma vez Deus usou Ana Maria Braga para falar comigo, apesar de ela não ser nenhuma pastora ou exímia conhecedora de Teologia. Se Deus usou uma mula pra falar com o profeta Balaão...

A questão é a quem temos dado ouvidos? Temos julgado bem tudo o que chega a nós??
As amizades, sejam boas ou más, efetivam a predisposição que há em nós para fazer algo.

  • Vida financeira/profissional/estudantil
     No versículo 3, a promessa para aquele que medita na Lei do Senhor de dia e de noite é que ela   
     será bem sucedida em tudo o que fizer.
     No texto hebraico BEM AVENTURADO é usado no plural para identificar a PLENITUDE da
     benção de Deus.

Se andarmos segundo os princípios e vontade do Deus vivo não temos por que temer o futuro. Ele faz com que todas as coisas cooperem para nosso bem.

  • Vida Sentimental:
A verdade é que sempre haverá alguém para dar palpite em nossos relacionamentos afetivos. Então, mais uma vez vem a pergunta, a quem temos dado ouvidos?

 Se buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, todas essas coisas serão acrescentadas, ou seja, tudo de que temos necessidade (Mateus 6:33) . Deus não é um carrasco! Ele sabe que todos nós temos carências afetivas. Foi Ele quem nos criou e nos conhece muito bem.

  • Família:
Não deixe que suas amizades influenciem negativamente seu relacionamento familiar.

Quando eu era criança, sempre via adolescentes entrarem em conflito com os pais por causa de festas, ‘rolés’ e amizades com os quais eles não concordavam. Eu ficava, sinceramente, indignada! Então, ainda pequena, fiz uma oração de aliança dizendo que nunca me rebelaria contra meus pais por causa de amigos ou qualquer outra coisa.  É claro que em algumas situações eu insisto, mas pela graça, o Espírito Santo tem controlado meus impulsos e essa oração é realidade, por melhores que a maioria deles seja.

Acabe com suas picuinhas entre parentes. Quando você mais precisar, só vai sobrar sua família.

  • Vida com Deus:
A Bíblia nos dá exemplos de boas e más companhias:


BOAS: 
Davi e Jonatas - mesmo sendo filho do então rei de Israel, Jonatas reconheceu a unção do Senhor sobre Davi, que mais tarde tomaria o lugar de seu pai.


Seja amigo de pessoas que não são egoístas, que reconhecem o potencial de outras e não apenas os próprios. Orgulho foi o que fez Satanás ser expulso do Céu.

Paulo e Silas – Atos 16 conta que por volta da meia noite, após terem sido açoitados e presos, ambos começaram a cantar louvores a Deus e houve um terremoto que abriu as celas e partiu as correntes de todos os prisioneiros.
É incrível como murmuração e mau-humor são contagiosos. Evite estar sempre com pessoas assim, para que você não seja contaminado. Ao contrário, seja a boa influência. Salgue a vida delas com a alegria dada por Jesus. (Mt. 5:13 e 14)

      Pedro, João e os apóstolos – Atos 2 e 3 contam que após terem experimentado o Pentecostes, Pedro   
      pregou para 3 mil pessoas que em seguida foram batizadas com o Espírito Santo.


Ande com pessoas que são sensíveis aos problemas alheios, que, buscam o batismo com o Espírito Santo, vão a evangelismos, vigílias, e te animam a participar de tais.

MÁS:
Sansão e Dalila (Juízes 16): Sansão era juiz do povo de Israel, e tinha uma aliança com Deus de não cortar o cabelo.Esse era o segredo da sua incrível força. Dalila era filistéia, povo inimigo dos israelitas. E foi fatalmente para ela que Sansão contou o segredo.

Hofni e Finéias (I Samuel 2:22-25): Filhos do sacerdote Eli, eles eram terríveis! Comiam da comida consagrada a Deus no altar, mantinham relações com mulheres dentro do Tabernáculo. Samuel, discípulo de Eli, podia muito bem ter ‘chutado o balde’, ao ver os filhos do próprio ‘pastor’ da igreja cometerem todo tipo de malandragem. Ao contrário, ele foi fiel ao seu chamado.

Muitas vezes, dentro da igreja vemos pessoas que não são os melhores exemplos de cristãos.  Por isso, Paulo aconselha os Efésios (Ef. 5:1) a serem imitadores de Cristo, manterem os olhos em Jesus para que não se desviassem, errassem ou se decepcionassem por causa de Homens.

Sejamos, pois imitadores de Cristo! Andando segundo a sua Palavra e os conselhos daqueles que não são inimigos da Cruz (Filipenses 3:18).

Que Jesus os abençoe!

Ministrado por: Sarah Gabi


Nenhum comentário:

Postar um comentário